INTRODUÇÃO:
O Projeto da Proteção Civil inscreve-se no programa de sensibilização pública da autoridade Nacional de Proteção Civil. A importância e oportunidade de desenvolver uma estratégia comum de educação para segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, determinaram por parte das tutelas da Administração Interna e da Educação, o lançamento de um programa de intervenção. O programa de conteúdos para um clube escolar de segurança e prevenção de riscos naturais e tecnológicos propõe às escolas um conjunto de recursos informativos e formativos que contribua para a aquisição de competências específicas no quadro da protecção civil, que motive acções integradas neste domínio.
OBJECTIVOS GERAIS
1 - Desenvolver na população escolar e, através desta, na restante comunidade, uma cidadania responsável marcada por comportamentos de:
¾ Preservação do meio ambiente, da natureza e dos recursos naturais;
¾ Racionalização dos recursos energéticos;
¾ Consciencialização do impacto de más condutas ambientais (aquecimento global, cheias, poluição, etc.);
¾ Prevenção e minimização de riscos.
2 – Envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de respeito;
¾ Pela natureza;
¾ Pelo meio ambiente;
¾ Pela segurança.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Sensibilizar os alunos para a:
¾ Necessidade premente da preservação do meio ambiente;
¾ Urgência na racionalização dos recursos naturais;
¾ Proteção civil;
Adquirir hábitos:
¾ Saudáveis no seu comportamento com Natureza e com o Meio ambiente;
¾ De gastos regrados e conscientes dos recursos naturais – energia incluída.
¾ De segurança.
Saber identificar:
¾ Formas correctas de actuação e de procedimentos;
¾ Riscos naturais e tecnológicos.
Desenvolver competências no âmbito:
- Da cidadania
- Da protecção civil
Conhecer os protagonistas e intervenientes nas diferentes acções.
Promover atitudes e comportamentos adequados em situações de contingência e/ou emergência.
A Escola, para além de um espaço dinâmico de transmissão de saberes, constitui factor de integração na sociedade e vector de formação do futuro cidadão, interveniente e responsável. Deste modo, a preparação do aluno para a vida activa e para o exercício da cidadania, emerge nos currículos escolares, com crescente importância, um conjunto de competências em diversas áreas, onde inclui a Segurança e a Protecção Civil.
É neste contexto que se inscreve a educação para a segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança, ao desenvolver competências no âmbito da prevenção e autoprotecção. Competências que contribuam para a adoção de atitudes e comportamentos responsáveis e adequados face a catástrofes que as populações possam vir a enfrentar.
Assim, considera-se que a existência do Clube da Protecção Civil contribui para a alteração de comportamentos, atitudes e desenvolve uma cultura de segurança.
A Professora
Júlia Brandão Coelho
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