Sempre com a consciência de
que a Escola, para além de um espaço dinâmico de transmissão de saberes,
constitui factor de integração na sociedade e vector de formação do futuro
cidadão, interveniente e responsável. O Clube de Proteção Civil, do Agrupamento
de Escolas de Gondifelos para a Comemoração do Dia Internacional da Proteção
Civil de 2013 na nossa escola definiu que do dia 1 de março seria visinado o documentário
“Home”.

Para além da importância da
mensagem transmitida pelo documentário o clube definiu os seguintes objetivos:
Despertar a comunidade para a temática NRBQ (Nuclear, Radiológica, Biológica e Química) sob o ponto de
vista da saúde e da Proteção Civil;
Promover a criatividade dos alunos, através da construção
de questionários;
Fomentar o espírito de grupo/turma e o trabalho em
equipa.
Numa primeira fase os alunos do Clube
visualizaram o filme “Contágio” como forma de motivação e mote para o tema.
Posteriormente os alunos em conjunto com a professora prepararam um
conjunto de cartazes relativos às ameaças o NRBQ e um Questionário sobre as
mesmas, dirigido aos alunos do Terceiro Ciclo,
composto por dez questões de resposta múltipla.
Cartazes das ameaças NRBQ
Estes questionários foram
distribuídos pelos números 1,5,10,15,20,25 de cada turma do terceiro ciclo, com
o intuito de recolher uma amostra significativa entre os alunos.
Depois
de recolhidos todos os questionários, respondidos anonimamente, foram numerados
e passou-se à análise de conteúdo. A coordenadora do clube realizou o
tratamento dos dados dos inquéritos, para de uma forma mais objectiva proceder
à avaliação dos conhecimentos dos alunos relativamente às ameaças NRBQ. Os
resultados do tratamento dos questionários foram afixados na escola para
conhecimento de todos.
Depois de terminado o tratamento estatístico
dos dados pode concluir-se:
i) Em nenhuma das
questões colocadas os todos os alunos responderam correctamente pelo que se
depreende que as ameaças NRBQ são um tema que não é dominado.
ii)
As questões sobre os
assuntos mais recentes ou que tiveram maior exposição por parte dos meios de
comunicação social são aqueles em que maior número de inquiridos assinalou
correctamente a resposta.
iii)
De acordo com os resultados obtidos verifica-se a necessidade de
desenvolver a educação para a segurança e prevenção de riscos como elemento
fundamental na construção de uma cultura de segurança.
iv) É necessário desenvolver
Competências que contribuam para a adoção de atitudes e comportamentos
responsáveis e adequados face a catástrofes que as populações possam vir a
enfrentar, criando práticas no âmbito da prevenção e autoprotecção.
Com o intuito de colmatar
estas falhas detectadas o Clube em articulação com os professores das ciências vai
possibilitar que todos os alunos do terceiro ciclo tenham a oportunidade de ver
o vídeo “contágio” e esclarecer as suas dúvidas com os professores durante a
semana Voar Mais Alto na nossa escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário