Atividades





Sempre com a consciência de que a Escola, para além de um espaço dinâmico de transmissão de saberes, constitui factor de integração na sociedade e vector de formação do futuro cidadão, interveniente e responsável. O Clube de Proteção Civil, do Agrupamento de Escolas de Gondifelos para a Comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil de 2013 na nossa escola definiu que do dia 1 de março seria visinado o documentário “Home”.


Cartaz de divulgação da atividade

Para além da importância da mensagem transmitida pelo documentário o clube definiu os  seguintes objetivos:
Despertar a comunidade para a temática NRBQ (Nuclear, Radiológica, Biológica e Química) sob o ponto de vista da saúde e da Proteção Civil;
Promover a criatividade dos alunos, através da construção de questionários;
Fomentar o espírito de grupo/turma e o trabalho em equipa.

Numa primeira fase os alunos do Clube visualizaram o filme “Contágio” como forma de motivação e mote para o tema. 
Posteriormente os alunos em conjunto com a professora prepararam um conjunto de cartazes relativos às ameaças o NRBQ e um Questionário sobre as mesmas, dirigido aos alunos do Terceiro Ciclo, composto por dez questões de resposta múltipla. 


Cartazes das ameaças NRBQ



Estes questionários foram distribuídos pelos números 1,5,10,15,20,25 de cada turma do terceiro ciclo, com o intuito de recolher uma amostra significativa entre os alunos.
Depois de recolhidos todos os questionários, respondidos anonimamente, foram numerados e passou-se à análise de conteúdo. A coordenadora do clube realizou o tratamento dos dados dos inquéritos, para de uma forma mais objectiva proceder à avaliação dos conhecimentos dos alunos relativamente às ameaças NRBQ. Os resultados do tratamento dos questionários foram afixados na escola para conhecimento de todos. 


Conclusão

Depois de terminado o tratamento estatístico dos dados pode concluir-se:
i) Em nenhuma das questões colocadas os todos os alunos responderam correctamente pelo que se depreende que as ameaças NRBQ são um tema que não é dominado.
ii)  As questões sobre os assuntos mais recentes ou que tiveram maior exposição por parte dos meios de comunicação social são aqueles em que maior número de inquiridos assinalou correctamente a resposta.
iii) De acordo com os resultados obtidos verifica-se a necessidade de desenvolver a educação para a segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança.
iv) É necessário desenvolver Competências que contribuam para a adoção de atitudes e comportamentos responsáveis e adequados face a catástrofes que as populações possam vir a enfrentar, criando práticas no âmbito da prevenção e autoprotecção.

Com o intuito de colmatar estas falhas detectadas o Clube em articulação com os professores das ciências vai possibilitar que todos os alunos do terceiro ciclo tenham a oportunidade de ver o vídeo “contágio” e esclarecer as suas dúvidas com os professores durante a semana Voar Mais Alto na nossa escola.








Sem comentários:

Enviar um comentário